IFFL

Sempre acreditei no esporte como um importante agente transformador da sociedade. Não é difícil encontrar seus efeitos nos mais diversos níveis. Ele modifica a realidade de uma pessoa que passa a exercitar-se regularmente e com isso ganha qualidade de vida, melhora o comportamento de crianças que aprendem disciplina e gastam ali sua energia, transforma a vida de adolescentes que passam a entender o trabalho em equipe, ainda que pratiquem esportes individuais, oferece uma oportunidade de sucesso para pessoas que vivem à margem da sociedade, e por aí vai…

Desde que comecei a trabalhar com esporte, em 2007, sempre tive contato, ainda que não profissional, com projetos que de alguma forma levavam atividade física a pessoas que não poderiam buscá-la por conta própria, seja por limitações financeiras, geográficas ou físicas, e como consequência a comunidade acabou beneficiada pela diminuição do ócio e por todo o desenvolvimento que o esporte traz ao indivíduo e à sociedade.

IMG_5343

Também ficou muito claro para mim que proporcionar esporte a pessoas que precisam é plantar uma sementinha do bem em cada pessoa beneficiada, em suas famílias e em todos que convivem com ela. Em algumas ocasiões eu propus a atletas com quem trabalhei que usassem sua imagem para fomentar projetos deste tipo, mas de certa forma a resposta sempre foi mais ou menos a mesma e a negativa tinha a ver com a dificuldade e a burocracia para levar a ideia adiante.

Mas em 2012, já trabalhando com o campeão de paracanoagem Fernando Fernandes, a resposta foi diferente. Aliás, não só a resposta, porque a própria ideia foi dele. Oferecer a tantas pessoas quantas fosse possível a oportunidade de recomeçar a vida e encontrar motivação para seguir em frente e vencer. A mesma oportunidade que ele teve quando encontrou a canoagem no momento mais difícil de sua vida.

Claro que as coisas não foram fáceis! Tivemos que encarar a tão falada burocracia, e parecia que o Instituto Fernando Fernandes Life levaria muito tempo para se tornar realidade, até que o judoca Flavio Canto nos deu a força que precisávamos. Ele nos colocou em contato com o escritório de advocacia de sua família, Ulhôa Canto, e ali encontramos o primeiro benfeitor do nosso projeto. Eles providenciaram toda a nossa documentação e, em 2013, iniciamos nossas atividades.

Dali em diante outros parceiros como a Caixa Loterias, a Caiaker e a Team Brazil, entre outros, além dos nossos incansáveis voluntários, nos ajudaram a oferecer gratuitamente canoagem para centenas de pessoas com e sem deficiência. E a conclusão mais interessante é que não são eles os beneficiados, e sim nós, que temos a honra de conviver com pessoas que fazem do seu dia a dia muito mais leve com bom humor, esperança e conquistas, ainda que o mundo lhes diga tantos “nãos”!

Os desafios ainda são muitos e diários, mas o trabalho sério vem quebrando barreiras e conquistando importantes aliados. Quem quiser conhecer um pouco mais de nós pode agendar uma visita pelo e-mail contato@iffl.org.br ou nos seguir nas redes sociais. Facebook.com/institutofflife ou instagram e Twitter @institutofflife.

IMG_4331

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s